Turismo na Itália: Rio Tevere em Roma.

Turismo na Itália: Rio Tevere em Roma.

Um passeio às margens do Rio Tevere em Roma.

Um passeio delicioso em Roma, caminhar pelas margens do Rio Tevere ou Tibre (como se diz em Português). Muita gente caminha por ali, faz fotos da Isola Tiberina e não sabe nada sobre ela. Como tudo em Roma, Isola (ilha) Tiberina também é história. E hoje conto um pouco pra vocês.

Conhecendo a Ilha Tiberina em Roma (Isola Tiberina)

02

É uma ilha que se formou no meio do Rio Tevere, tipo um grande banco de areia. Com uma extensão de cerca de 270 x 67 metros é uma ilha famosa, pois no ano de 289 a.C. ali foi construído o Templo di Esculápio (Deus grego da medicina) e a partir desta data na ilha começou a funcionar um centro dedicado a cura de doentes. O Templo di Esculápio na época medieval, foi totalmente destruído e mais tarde no ano 1.000 neste mesmo local então, foi construída Basílica di San Bartolomeo all’isola.

Alguns estudos afirmam que o poço medieval que está localizado vizinho ao altar da basílica pode ser o mesmo de onde se utilizava a água para curar os doentes naquela época.

Hoje a Ilha é praticamente uma atração turística de Roma, linda de se ver, é bem no meio do Rio todos os turistas param por ali para fazer algumas fotos. E a noite toda iluminada é mais bonita ainda.

03

Além da Basilica San Bartolomeo, a ilha ainda nos dias de hoje continua sendo um lugar dedicado a medicina, pois ali está o Hospital e maternidade Fatebene Fratelli.

Endereço: Ponte Garibaldi/ Ponte Cestio

Como chegar: Com o Tram 8 que parte da Piazza Venezia, você deve descer assim que passar sobre o rio, volte alguns metros caminhando e estará sobre a ponte Garibaldi de onde você visualiza melhor a Isola Tiberina. Bom para fazer as fotos. Agora se você quer entrar na Ilha ver a Basílica, caminhe pela beira do rio até a próxima Ponte, Ponte Cestio, de lá você pode descer as escadas e caminhar pela ilha Tiberina.

04

O que tem perto: De um lado do rio o Trastevere ( bairro famoso por seus restaurantes e bares) uma delícia se perder por ali e comer em uma das deliciosas trattorias romanas. Campo dè Fiori do outro lado do rio, outro delicioso bairro pleno de bares e lojas, é onde acontece todos os dias pela manhã a famosa feirinha de Campo dè Fiori onde se encontra flores, frutas, verduras, queijos, frutas secas, roupas e até artigos para casa.

05

Já que estamos falando do Rio Tevere, um passeio de barco também é uma ótima opção para os meses de primavera e verão em Roma.

Passeio de Barco com jantar pelo Rio Tevere em Roma, uma experiência maravilhosa!

06

Um passeio de barco pelo Rio Tevere, um cruzeiro – jantar com música ao vivo. Acontece nos meses de primavera, verão e até início de outono, realmente participar deste passeio de barco com jantar em Roma é especial!

07

Já Imaginou navegar pelo Rio Tevere e ver Roma Iluminada enquanto participa de um lindo jantar com música ao vivo? Um passeio muito especial!

O embarque é bem na Ponte Sant’Angelo, do lado oposto ao Castel Sant’Angelo tem uma escada para descer até a beira do rio. Aproveitamos para ver o belíssimo Castel Sant’Angelo antes do embarque com aquela luz incrível do entardecer.

08

Aproveito para dizer que a visita ao Castel Sant’Angelo também é uma das visitas imperdíveis de Roma.

Partindo da Ponte Sant’Angelo o barco sobe o curso do Rio Tevere e vamos nos deliciando com uma vista maravilhosa das pontes e da cidade iluminada e aquela atmosfera com música ao vivo, super gostoso! Realizando este passeio você descobrirá que à beira do Rio Tevere existem algumas coisas surpreendentes, como uma casa/barco (não sei quem mora, mas vou pesquisar…), Escolas Náuticas de remo e vela, Palácio da Justiça, a pequena e linda Igreja gótica Sagrado Coração de Jesus, alguns bares flutuantes incríveis além da vista da Cúpula de São Pedro, do Castel Sant’Angelo e todo o lungo Tevere que na época do verão se anima com o vento “Lungo il Tevere”.

09

O interior do barco é como um restaurante com mesinhas muito bem decoradas e os garçons eram muito simpáticos. Serviram uns petisquinhos com uma taça de prosecco, depois uma pequena entrada que era uma saladinha de frutos do mar, uma pasta que era um ravióli de ricota e espinafre com molho de tomate, depois um filé de peixe com crosta de batatas e para finalizar um strudel de maça e uvas. O menu não é fixo, pode variar de acordo com a semana. Se você desejar mais bebidas além da taça de prosecco já incluída, pode comprar vinho ou cerveja e os preços são ok.

10

Como é o Passeio?

O passeio de barco com jantar pelo Rio Tevere tem a duração de duas horas e meia iniciando as 21:00h. Você deve se apresentar para o embarque as 20:30h.

Quando acontece?

De abril a outubro e sempre as sextas e sábados.

Qual o percurso?

Vai da Ponte Sant’Angelo até a Ponte Nenni e retorna, passando pela Ponte Garibaldi e depois voltando à Ponte Sant’Angelo. Um lindo percurso.

E se você não deseja fazer um passeio com jantar?

Você pode também participar do Passeio de Barco pelo Rio Tevere com aperitivo, chamado Noite Wine Bar Em Roma que acontece também de abril a outubro, sempre as segundas, quintas e domingos. Este é realizado no final da tarde e tem duração de 1 hora e 15 minutos, incluindo um aperitivo (uma taça de um bom vinho branco ou tinto à sua escolha e alguns petiscos tipicamente italianos).

Fonte: Fotos e textos na íntegra: www.voupraroma.com / Empresa parceira do blog – Real seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *