Ingrediente fresquinho de hoje: Atum

Ingrediente fresquinho de hoje: Atum

Nutrientes essenciais do atum

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Os peixes e mariscos são excelentes alimentos e uma boa fonte de nutrição, já que estes contêm um alto nível de proteínas, vitaminas, minerais e são baixos em gorduras saturadas. Mas dentro destes alimentos o atum é um dos produtos de maior consumo devido seus grandes benefícios para a saúde e é também muito usado em dietas. Este peixe possui um alto nível de Ômega 3 e de Eicosapentaenoico, destes provêm suas propriedades benéficas para a saúde.

O consumo de atum segundo os especialistas e pesquisadores, ajuda diminuir os níveis de colesterol no sangue, favorecendo a redução dos riscos de sofrer doenças como a arteriosclerose e a trombose. Entre outros benefícios do atum, está a redução da inflamação, já que ele ajudaria a prevenir acidente vascular cerebral, a pressão arterial, além disso reduz os sintomas de doenças como o Alzheimer.

Por isso, uma alimentação que inclua o atum fornece importantes nutrientes ao corpo, já que o selênio que possui realiza uma ação antioxidante, outro de seus componentes como o magnésio e o ferro ajudam ao organismo para prevenir problemas ao coração e alguns tipos de câncer. Dentro de suas vitaminas se encontram a do tipo A, C e B6, esta última ajuda a reduzir o risco de arteriosclerose.

Cuidados com o consumo do atum
O peixe é muito saudável, mas em razão da presença de mercúrio, a ingestão deverá ser moderada para mulheres grávidas e que estejam no período de amamentação. O elemento pode provocar fraquezas na respiração, problemas no sono, danos na visão e na fala, dentre outros problemas.
Os benefícios do Atum:

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Para cérebro: Omega-3 ácidos graxos, podem ajudar a diminuir o declínio cognitivo e doença de Alzheimer através da promoção de um suprimento de sangue saudável para o cérebro e reduzindo a inflamação, auxiliando a transmissão de sinais eléctricos no cérebro, e reduzindo os tipos de lesões tão comumente encontrados em pacientes que sofrem os estragos da doença de Alzheimer.

Para o humor: Uma dieta rica em Atum pode melhorar seu humor e aliviar o stress. A EPA de Omega-3 os ácidos gordos melhora o fluxo de sangue e pode afetar os hormônios e o sistema imunológico, cada um tem um efeito importante sobre a função cerebral. DHA é usado em canais iônicos no cérebro, ajudando transmitir sinais eléctricos, e está envolvida no metabolismo da serotonina, um fator chave na depressão.

Controla a pressão arterial: O atum tem efeito vasodilatador em razão da presença do Omega 3. Essa dilatação de vasos sanguíneos permite que os benefícios do Atum diminuam a pressão arterial.

Fortalece o sistema imunológico: Quando resfriados simples e gripes mais complexas surgem, o principal motivo pode ser a fraqueza do sistema de defesas do organismo. Graças aos antioxidantes especiais do selênio, o consumo do atum aumenta essas defesas e ajuda a evitar doenças causadas por bactérias e vírus.

Ajuda a ganhar massa muscular: Aos adeptos dos treinos para hipertrofia o atum é um verdadeiro ouro alimentício. Uma latinha de atum possui 40 gramas de proteína. Então, depois da atividade física, em associação à alimentação de reposição de nutrientes, você pode aproveitar esse efeito tão positivo do peixe e comer uma lata. Os resultados serão mais enfáticos, você verá.

Ajuda a emagrecer: Um ácido ômega 3, denominado EPA, efetua a liberação de um hormônio chamado leptina que diminuirá a sua fome. Se os níveis de leptina no seu organismo estiverem em alta você irá comer menos. Além disso, as fibras do alimento também proporcionam sensação de saciedade.

Fonte: minhavida.com.br

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