Ingrediente fresquinho de hoje: Chocolate

Ingrediente fresquinho de hoje: Chocolate

Saiba quais são os tipos de chocolate e seus benefícios para a saúde

Ao leite, amargo, branco e diet são as versões mais comercializadas.

Controlar a dieta mediante a tantas gostosuras e comer sem acarretar no ganho de alguns quilinhos a mais são as preocupações imediatas. Segundo a nutricionista Ana Huggler, é possível comer chocolate desde que a quantidade seja moderada.

— O ideal é consumir 30g por dia. Essa quantia é equivalente a dois bombons ou um tablete pequeno. No caso do chocolate amargo (70% cacau), que é rico em substâncias que atuam prevenindo ou controlando a hipertensão, a indicação é ingerir de 3 a 4 quadradinhos diários do chocolate, pois ele é muito calórico e pode causar ganho de peso.

Além disso, a ingestão em excesso pode provocar irritações no estômago e na mucosa intestinal.

— Em contrapartida, o cacau possui uma substância denominada feniletilamina que ajuda a melhorar o humor. Uma dica é ingeri-lo no período da tarde que é quando o cortisol, o hormônio do estresse, está mais elevado — sugere a especialista.

Confira os benefícios de cada tipo de chocolate:

Ao leite – possui menos gordura hidrogenada na sua composição e, portanto, é menos calórico (com exceção daqueles que contêm nozes, cremes, frutas cristalizadas, entre outros).

Branco – produzido a partir da manteiga de cacau, ele é o que possui menor quantidade de propriedades benéficas à saúde. Além disso, são ricos em gorduras saturadas, que colaboram para a elevação do peso.

Amargo – fabricado com grãos torrados de cacau, ele contêm pouco açúcar e não tem acréscimo de leite na composição. É considerado um dos mais benéficos à saúde, já que é rico em flavonóides, substâncias que agem melhorando a circulação.

Diet – indicado para diabéticos, já que não possuem açúcares na composição. Porém, possuem um teor maior de gordura para garantir a mesma consistência. Sendo assim, às vezes, é mais calórico do que o normal, dependendo da marca.

10 Motivos Para Comer Chocolate Meio Amargo

Finalmente, apresentamos algumas boas notícias sobre a guloseima favorita de tanta gente: o chocolate! Muitas pesquisas já foram conduzidas acerca do consumo de chocolate, e ocorre que ele realmente faz bem à saúde. Parece que porções moderadas diárias de chocolate meio amargo podem mesmo manter o médico longe. Vejamos, então, as vantagens que o consumo desta delícia pode trazer para a sua saúde!

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Porém, antes que você comece a atacar a caixa de bombons, preste atenção: embora o chocolate meio amargo puro (não estamos falando do chocolate ao leite nem daqueles cheios de recheios) traga benefícios à saúde, os especialistas chamam atenção para o fato de que ele engorda (mesmo com menos açúcar, o cacau tem gordura) e que pessoas que precisam fazer restrições alimentares (atenção, diabéticos, cardíacos e pessoas acima do peso!) devem falar com seu médico ou nutricionista acerca do consumo de chocolate meio amargo antes de adicioná-lo à sua dieta.

1. Rico em nutrientes

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O chocolate meio amargo é rico em vitaminas e sais minerais que são vitais para o funcionamento do organismo. Possui alta concentração de magnésio, ferro, potássio e cobre. O magnésio ajuda a prevenir pressão arterial alta, diabetes tipo 2 e algumas doenças cardíacas, enquanto o ferro previne anemia. O potássio e o cobre previnem derrames cerebrais (AVC) e problemas vasculares. Chocolate com pelo menos 70% de cacau contém uma boa quantidade de fibras, manganês, fósforo, zinco e selênio. Todos eles essenciais para a sua dieta diária.

2. Melhora a pressão arterial e circulação do sangue

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Um benefício significativo do chocolate meio amargo é que ele faz bem ao coração e ao sangue porque melhora o fluxo sanguíneo e reduz a pressão. O chocolate escuro (com, no mínimo, 70% de cacau) contém componentes químicos denominados flavanóis (derivados dos flavonoides), que estimulam as paredes das artérias para produzir um gás chamado óxido nítrico. Este gás envia sinais de comando aos vasos sanguíneos para relaxarem, o que reduz a resistência ao fluxo de sangue e, consequentemente, reduz a pressão sanguínea. Baixa pressão sanguínea reduz as chances de formação de coágulos e previne a arteriosclerose, ou seja, o enrijecimento das artérias.

3. Reduz a resistência à insulina

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Outro benefício do chocolate escuro é o fato de ele ser uma boa opção para as pessoas com diabetes, devido ao seu baixo índice glicêmico. Portanto, comê-lo com moderação não faz com que os níveis de açúcar no sangue subam. O chocolate escuro contém flavonoides e pigmentos do cacau que normalmente são removidos por seu sabor amargo. Eles ajudam as células a funcionarem normalmente e ensinam seu corpo a usar a insulina de forma eficaz, reduzindo a resistência a este importante hormônio.

4. Pode reduzir o colesterol

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Pesquisadores descobriram que o consumo regular e moderado (moderação é uma das palavras-chave desta matéria) de chocolate meio amargo reduz o nível do colesterol LDL. Este é o colesterol “ruim”, perigoso quando oxida, pois pode inflamar as artérias, provocando ataque cardíaco e risco de AVC. O chocolate escuro contém poderosos antioxidantes que protegem o organismo destes danos. Também foi demonstrado que o chocolate meio amargo aumenta o nível do colesterol HDL, o colesterol “bom”.

5. Melhora a saúde da sua pele

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Chocolate meio amargo pode ser benéfico para a saúde da pele. Os flavonoides nele contidos aumentam a densidade da pele e hidratação, além de melhorar o fluxo de sangue para a pele (o que ajuda muito nas cicatrizações). Os flavonoides oferecem um pouco de proteção contra queimaduras de sol. Porém, não substituem uma boa camada de filtro solar.

6. Proteção para os seus dentes

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Chocolate meio amargo contém teobromina, uma substância que elimina bactérias e endurece o esmalte dos dentes. Se você mantém bons hábitos de higiene dental, o chocolate escuro pode, de fato, reduzir os riscos de ocorrência de cáries.

7. Pode ser eficaz no tratamento de tosses

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A teobromina é também um estimulante suave e funciona bem para acalmar tosse. Este composto químico bloqueia a atividade dos nervos sensoriais, fazendo parar o reflexo da tosse. Diferente da codeína, ingrediente ativo de vários xaropes, o chocolate escuro não provoca sonolência.

8. Previne o envelhecimento e o câncer

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O chocolate meio amargo pode fazer com que você pareça mais jovem devido ao seu alto teor de antioxidantes que combatem as toxinas e radicais livres que danificam as células da sua pele. Os antioxidantes não apenas retardam o processo de envelhecimento, como também eliminam certas células cancerosas.

Flavonóis, polifenóis e proantocianidinas são antioxidantes presentes no chocolate escuro que ajudam a retardar o crescimento de células cancerígenas. O pentâmero, outro composto naturalmente encontrado no cacau, pode desativar proteínas que estimulam as células cancerígenas a se dividirem continuamente.

9. Melhora o humor

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É bem sabido que muitas pessoas apelam para o chocolate quando estão chateadas ou deprimidas. O motivo deve-se ao fato de o chocolate estimular o organismo a produzir endorfina e serotonina, hormônios que nos fazem sentir prazer e alegria. O chocolate meio amargo contém também feniletilamina, a mesma substância química produzida pelo cérebro quando estamos apaixonados.

10. Alivia o estresse

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Parece que o chocolate meio amargo é um alimento milagroso, pois também pode ser utilizado para reduzir os riscos de problemas cardíacos causados pelo estresse. O chocolate escuro ajuda as pessoas a lidar com situações estressantes e sentir menos os efeitos do estresse. Pesquisadores descobriram que as pessoas que comem chocolate escuro regularmente possuem menos quantidades de cortisol e epinefrina – os hormônios do estrese – circulando em suas veias.

Fonte: textos e fotos na íntegra:
http://www.tudoporemail.com.br / gauchazh.clicrbs.com.br

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