Os benefícios ao andar de bicicleta

Os benefícios ao andar de bicicleta

 Os benefícios de andar de bicicleta para a saúde são vários e seja para praticar exercícios físicos, usar como meio de transporte ou se divertir, independente do tipo de uso, antes de começar a pedalar e aproveitar as vantagens da bicicleta para o corpo duas medidas importantes devem ser tomadas:

  • Fazer uma avaliação com profissionais da área da saúde e também com um professor de educação física e estando tudo certo;
  • Adquirir os acessórios necessários como luvas de ciclismo, capacetes e óculos e uma boa bicicleta para pedalar de forma segura.

 A obesidade e controle de peso
Andar de bicicleta pode ser uma opção perfeita para você controlar ou reduzir o seu peso, uma vez que a sua taxa metabólica pode aumentar, assim construindo músculos e ainda queimando gordura corporal. Se você está se dedicando à perda de peso, andar de bicicleta pode ser facilmente combinado com um plano alimentar saudável, e assim, reduzindo as calorias consumidas, você poderá garantir a redução de medidas.
O ciclismo é uma forma confortável de fazer exercícios, e você ainda pode otimizar seu tempo e intensidade, evoluindo gradativamente , até lentamente, sempre respeitando seus limites. Pesquisas afirmam que é possível queimar cerca de 2000 calorias por semana ao andar de bicicleta todos os dias. O recomendado é 1 hora, assim você poderá eliminar em média 300 calorias. A pesquisa concluiu que ao final de um ano, é possível queimar cerca de cinco quilos de gordura apenas pedalando.

Previne doenças cardiovasculares
Doenças cardiovasculares, como derrame, pressão alta e ataque cardíaco podem ser prevenidas através da prática de ciclismo. Um dos benefícios de andar de bicicleta regularmente é que é possível estimular e melhorar a saúde dos pulmões, coração e principalmente da circulação sanguínea, assim reduzindo o risco dessas doenças e muitas outras.
Andar de bicicleta pode fortalecer os músculos do coração, diminuir a pulsação em repouso, e ainda reduzir os níveis de gordura no sangue. Algumas pesquisas realizadas demonstraram que pessoas que se deslocam para o trabalho pedalando têm duas a três vezes menor exposição à poluição, se comparadas às pessoas que se dirigem por meio de transporte público ou carro, ou seja, a função pulmonar é beneficiada.
Diversas pessoas se submeteram a um estudo dinamarquês, e este foi realizado durante 14 anos, onde foi possível identificar que pessoas com idade entre 20 e 93 anos poderiam se prevenir de doenças cardíacas apenas adicionando o ciclismo regularmente à rotina.

Diabetes e ciclismo
Dentre os problemas mais comuns da saúde pública, a taxa de diabetes tipo 2 é o que tende a aumentar ainda mais. A falta de atividade física é tida como uma das principais razões para as pessoas desenvolverem essa condição. Pedalar pode contribuir para que os níveis de açúcar na corrente sanguínea se mantenham estáveis, e assim, o risco de desenvolvimento dessa condição é reduzido. É dito que pessoas que pedalam por pelo menos 30 minutos por dia reduzem até 40% do risco de desenvolver diabetes.

Auxilia na recuperação de lesões ósseas e atrite
Andar de bicicleta pode melhorar a força, o equilíbrio e também a coordenação motora. Contribuindo para a saúde das articulações, ainda pode prevenir quedas e fraturas gratuitas. Esse é um exercício físico ideal para você prevenir osteoartrite, pois é caracterizado como de baixo impacto, e não é aplicado alto estresse sobre as articulações. Andar de bicicleta regularmente pode ajudar a prevenir a osteoporose, já que não é um exercício de levantamento de carga.

Mente saudável junto com um corpo saudável
Condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse, podem ter consequências reduzidas, pois assim como os demais exercícios físicos, andar de bicicleta favorece aos níveis de endorfina, o que dá fim ao mau humor, favorecendo assim o seu bem-estar. Escolher um local com paisagem deslumbrante para pedalar pode ser uma oportunidade perfeita para você romper o estresse da rotina diária da sua vida, além de rejuvenescer a sua alma.

Tônus muscular
Andar de bicicleta melhora a função muscular gradualmente. Um dos benefícios de andar de bicicleta mais importantes é fortalecer os músculos da perna, sendo ótimo para a mobilidade de quadris e joelhos e funcional para a construção de força de uma forma holística. Você vai gradualmente começar a ver uma melhoria no tônus muscular das pernas, coxas, posterior de pernas e quadris. Esses efeitos podem ser notados mais rápido ao conciliar musculação com o ciclismo.

Constrói Estamina
Andar de bicicleta pode ser considerado uma atividade importante para a construção de resistência física. As pessoas que gostam de pedalar podem notar que a cada percurso seguinte pode ser mais extenso que o anterior, principalmente se contar com um belíssimo ambiente ou circunstâncias que tornem a atividade ainda mais prazerosa.

Melhora a coordenação motora
Andar de bicicleta é fácil e ainda melhora a coordenação motora. A atividade envolve todo o corpo, portanto, braços, pernas, mãos, e principalmente ainda favorece o reflexo, assim reduzindo o tempo de reação a alguma adversidade.

Melhora as suas costas
O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se extendam e comprimam constantemente.

Sem alto investimento
É importante que você saiba que para desfrutar dos benefícios de andar de bicicleta, não é necessário gastos com altos investimentos. Uma bicicleta tradicional e sem grandes apetrechos pode ser conveniente para ciclistas iniciantes, sem contar com o serviço de bicicletas públicas que algumas cidades do país vêm adotando.
Vale lembrar que o hábito de andar de bicicleta não só colabora com uma vida mais saudável, mas também pode auxiliar na rotina, sendo um meio de transporte alternativo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, já que reduz a poluição do ar. Se você decidir por adotar para si os benefícios de andar de bicicleta, ainda poderá evitar possíveis engarrafamentos e chegará ao seu destino com maior nível de endorfina.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite.

Fonte: www.mundoboaforma.com.br

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