Dicas de saúde: Cuide da sua postura

Dicas de saúde: Cuide da sua postura

Má postura no ambiente de trabalho: risco nosso de cada dia!

O dia-a-dia no trabalho de grande parte da população é caracterizado por extremo desgaste físico e mental. Algumas profissões exigem do funcionário horas sentado em frente ao computador, por exemplo, e o cuidado com a postura quase nunca é prioridade. Vícios posturais podem ser responsáveis pelo surgimento de diversas complicações e até doenças crônicas que afetam, sobretudo, a coluna do indivíduo. Dores somadas ao esgotamento físico e mental acabam comprometendo o rendimento do trabalhador e sua rotina pessoal diária.
Má postura gera dores nas costas

Nos casos mais simples podem surgir dores de cabeça, lombalgia e cervicalgia. Mas as consequências resultantes de uma má postura podem atingir níveis mais graves com as ocorrências de hipercifose, escoliose e hérnia de disco. Outro malefício de posturas inadequadas no trabalho é o surgimento de DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos), incluindo sintomas como sensação de cansaço persistente e distúrbios do sono.

Confira algumas dicas para evitar os riscos provocados por uma má postura:
– Para quem trabalha com o uso de computador é necessário atentar para alguns cuidados: realizar digitação suave, conservando as mãos, o antebraço e os punhos em linha reta em relação ao teclado; manter ombros e braços relaxados; escolher uma cadeira adequada e ajustada na altura ideal para manter o topo da tela ao nível dos olhos; apoiar as costas no encosto do assento; apoiar os pés no chão ou utilizar descanso para eles;

Veja a postura ideal ao usar o computador

– Em qualquer profissão é importante realizar pausas para executar um alongamento do corpo: exercícios que ajudam a evitar ou minimizar o efeito das dores musculares causadas por posições inadequadas na rotina de trabalho, afastam o estresse e a ansiedade, ativam a circulação, tranquilizam e relaxam, aumentam a capacidade de concentração e reduzem os riscos de lesão;

– Independentemente da profissão, é indispensável atentar para a boa postura em qualquer movimento praticado, além de manter uma ergometria correta – tamanho da cadeira e da mesa bem como a posição das mesmas, posição adequada das pastas e materiais mais usados na mesa para que fiquem ao alcance das mãos sem exigir grandes manobras;

– Na hora de dormir, deve-se adotar uma posição correta – de preferência de lado com os joelhos dobrados e um travesseiro entre eles e a cabeça em repouso sobre um travesseiro único. Boas horas de sono evitam que o indivíduo já acorde indisposto e com tensões resultantes de noites mal dormidas – o que afeta no próprio rendimento no trabalho.

Confira a postura correta na hora de dormir

Por falar em boa postura, a RPG Souchard é particularmente eficaz no tratamento de correção postural. A técnica tem como foco o alongamento muscular, o trabalho respiratório e o fortalecimento de músculos fundamentais à melhora do alinhamento da postura. A RPG Souchard não ajuda, simplesmente a solucionar problemas de postura já existentes, seu trabalho envolve a própria prevenção, ensinando o paciente a adotar posturas adequadas em qualquer ocasião.

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Como a consciência corporal influencia no seu dia-a-dia

Uma postura correta ajuda a evitar sérios problemas no futuro, além de tornar a aparência bem mais harmônica e bonita. Por isso, é sempre bom manter cuidar da postura no ambiente de trabalho. Essa é uma maneira eficaz de garantir um maior bem-estar e qualidade de vida.

Postura ideal ao usar o computador

Na rotina estressante de trabalho atualmente é comum a permanência em posturas inadequadas e por longo período. Tais posturas levam a sobrecargas articulares e musculares, o que gera dor.

O número de indivíduos com algum Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) vem aumentando a cada ano, por isso, é importante a prevenção, adotando posturas adequadas no ambiente de trabalho e domicílio, respeitando as pausas, cuidando das estruturas mais sobrecarregadas e manter hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos. É possível utilizar o computador com maior segurança e conforto adotando-se as seguintes dicas ergonômicas:

Mantenha uma boa postura ao sentar, utilizando uma cadeira com encosto.

Mantenha seus pés apoiados em um suporte para pés, reduzindo, assim, a sobrecarga na coluna.

Evite movimentos rotacionais com o tronco e pescoço, deixando o que for necessário próximo ao seu alcance a frente, ou girar a cadeira para pegar algum objeto em outro local.

Mantenha os ombros relaxados, com os cotovelos ao lado do corpo, apoiados, de preferência em uma cadeira com braços.

O teclado deve, preferencialmente, ficar inclinado, para que os cotovelos mantenham-se apoiados e o antebraço relaxado, mantendo um ângulo de, aproximadamente, 100 graus.

Os pulsos devem permanecer em posição neutra ao digitar ou usar o mouse. Utilizando apoio para os pulsos ao digitar e apoio em mousepad adaptado ao utilizar o mouse.

O monitor deve ser elevado até a altura dos olhos, a fim de que o pescoço permaneça em posição neutra

Ritmo de Trabalho

Trabalhe em ritmo razoável, fazendo pausas ao longo do dia, a cada 40 minutos, pelo menos, utilizando esse tempo para levantar-se, ir ao banheiro, ou beber água.

Procure fazer duas vezes ao dia, pelo menos, pausas para alongamentos e outras atividades alternativas.

Técnica e Ambiente de Trabalho

Reduza o número de movimentos repetitivos, com atalhos e programas especializados. Bem como, dividir as funções entre teclado e mouse.

Mantenha os dedos e articulações relaxadas enquanto digita, não batendo com muita força, o que gera tensão nos tendões.

Nunca segure nada nas mãos enquanto digita, nem fale ao telefone, segurando este com o pescoço.

Descanse os olhos, não olhando sempre fixamente à tela, dividindo a visualização com outros objetos de trabalho.

Regule o monitor de modo a evitar brilho excessivo. Evite também reflexos de janelas e outras fontes luminosas.

Personifique seu computador. O tipo de letra, o contraste, a velocidade, tamanho do ponteiro do mouse e as cores da tela podem ser configuradas para melhor conforto e eficiência.

GUIA DE POSTURA – NO ESCRITÓRIO

1) Usando o computador
Errado: Evite esta posição, pois todo o peso do corpo vai cair sobre a coluna lombar. Nesta posição o seu pescoço será sobrecarregado e você poderá ter dores na parte superior dos ombros. A cadeira fixa impede que você mantenha uma postura.

Errado: Nesta posição os seus joelhos estão muito dobrados, impedindo a circulação normal das pernas. Os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus A cadeira fixa impede que você mantenha uma postura. A cadeira deve ter rodinhas, regulagem de altura, regulagem de encosto e apoio para os cotovelos. Neste caso você poderá ter dormência nos dedos da mão, pois o punho está sendo pressionado pela borda da mesa.postura-postagem-02

2) Posição do computador para quem usa lentes bifocais
Errado: Evite rodar a cabeça para cima, pois este movimento provoca tensão e dores na região do pescoço.

Certo: Coloque o monitor um pouco abaixo da linha dos olhos de modo que a cabeça não rode para cima, já que é a parte de baixo das lentes que contém o grau ideal para leitura.

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3) Corrigindo a postura
– Mantenha os calcanhares no chão ou em uma rampa de apoio. Os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus ou ficarem um pouco mais altos que o quadril.
– Mantenha sempre os cotovelos apoiados. Caso sua cadeira não tenha braços reguláveis, mantenha-os na mesa.
– Os punhos também devem ser apoiados sobre uma peça confortável.
– O encosto da cadeira deve ficar sempre em contato com a região lombar.
– Mantenha o quadril bem próximo ao encosto da cadeira.
– Mantenha o olhar sempre no horizonte. Caso você utilize lentes progressivas, o monitor deve ficar um pouco mais abaixo para evitar a extensão do pescoço (rosto olhando pra cima).

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Fonte: rpgsouchard.com.br / herniadedisco.com.br  Foto: blog.inbep.com.br
O professor Philippe Souchard e sua equipe de 45 professores ministram o curso de RPG(Reeducação Postural Global) em mais de 15 países.

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