Barrinhas energéticas de banana com quinoa

Barrinhas energéticas de banana com quinoa

Essa receita, além de deliciosa é muito nutritiva, na sua composição consta com dois alimentos muito saudáveis para a saúde humana, a banana e a quinoa.

Esta receita auxilia também quem precisa perder peso e não tem muito tempo para preparar suas refeições e pretende adicionar altrernativas mais naturais à vida.

Banana

stockvault-bananas130075

Nomes populares: Banana, pacoba, pacova, inajá.
Nome científico: Musa ssp.
Essa fruta é muito popular no mundo inteiro, além de muito saborosa é riquíssima em nutrientes e fazem muito bem à nossa saúde.

Vitaminas A, B e C são alguns dos nutrientes presentes na banana. A presença de três tipos diferentes de açúcares naturais, sacarose, frutose e glicose, fazem com que seja uma ótima fonte de energia para o organismo, fornecendo 90 calorias a cada 100 gramas. Essa é uma fruta perfeita para abaixar o nível da pressão sanguínea por ter uma alta quantidade de potássio e uma pequena de sal. Também é rica em fibras dietéticas, o que ajuda bastante na digestão. Além disso, ajuda no fortalecimento dos ossos por causa do Cálcio e do Magnésio presentes. Como é rica em Ferro, previne a anemia já que o mineral auxilia na produção de hemoglobina. A banana também tem o benefício de reduzir estresse e depressão e melhora a visão graças a Vitamina A e ao betacaroteno. Ainda contém diversos outros sais minerais como Manganês, Zinco, Fluoreto.
Existem diferentes tipos de banana: nanica, maçã, prata, da terra. Todas contêm, basicamente, as mesmas propriedades nutricionais. O que as diferencia é o sabor, aroma e textura. Além de ser consumida, a banana e a bananeira têm um uso medicinal. As flores da árvore podem ser usadas para bronquite e quando cozidas para ajudar a diabetes. As folhas, em compressas, podem também auxiliar quando há queimaduras.
Fonte: conquistesuavida

Quinoa

Millet

A quinoa é uma planta nativa da região andina do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia. Produz um grão considerado muito importante à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.
Existe 3.120 variedades.
Após a invasão espanhola, os alimentos autóctones, como a quinoa, o amaranto e a maca, caíram paulatinamente em desuso e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigo e a cevada.

Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas || 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem.
A quinoa não contém glúten.[4]
A quinoa pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.
Fonte: Wikipedia

Vamos a receita:

BARRINHAS ENERGÉTICAS DE BANANA COM QUINOA
barrinhas-energeticas-de-banana-com-quinoa-vegana
Ingredientes

1 xícara de aveia em flocos grandes
1/4 de xícara de quinoa branca crua lavada e escorrida
1/4 de xícara de ameixas pretas
1/3 de xícara de uvas-passas pretas
1/2 xícara de nozes picadas
2 bananas bem maduras amassadas com o garfo

Preparo

Comece lavando a quinoa. Use um coador fino para escorrer. Coloque a aveia e a quinoa no processador e bata bem até misturar e quebrar um pouco os grãos. Acrescente as ameixas uma a uma e continue batendo. A esta altura a massa já vai começando a se compactar. Adicione a metade das uvas-passas e a metade das nozes e bata novamente (reserve uma parte das passas e das nozes para acrescentar sobre a massa antes de assar).

Por último, adicione as bananas amassadas e bata até a massa ficar bem homogênea. Forre uma forma retangular com papel vegetal, coloque a massa e distribua de forma a fazer um retângulo (usei uma espátula de plástico para modelar a massa.). Acrescente o restante das nozes e passas à massa e dê uma leve pressionadinha para acomodar bem os pedaços e decorar a parte superior das barrinhas. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por mais ou menos 25 minutos. Deixe esfriar completamente para cortar.

Rendimento: 12 a 15 barrinhas (em média)
Fonte: cantinhovegetariano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *