Arco Constantino em Roma, Itália

Arco Constantino em Roma, Itália

O Arco de Constantino é um arco triunfal em Roma, a curta distância para oeste do Coliseu. Foi exigido para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, 312 d.C.
Endereço: Via di San Gregorio, Roma, Itália
Altura: 21 m
Estilo arquitetônico: Ordem coríntia
Província: Roma

arco-constantino-em-roma-italia-01

Arco de Constantino, localizado praticamente ao lado do Coliseu e em frente ao acesso à Via Sacra do Fórum Romano.

Assim como a Coluna de Trajano, da qual falamos recentemente, o Arco de Constantino foi totalmente esculpido narrando os gestos heróicos da vitória de Constantino I contra Maxêncio (em it.: Massenzio) na batalha da Ponte Mílvia, em 312 d.C.

Nessa época o império romano estava dividido. Maxêncio era o imperador de Roma, e Constantino I o imperador da Gália, Bretanha e Hispânia.

Em 315 d.C., o Senado Romano resolveu construir o arco em homenagem à essa vitória. É importante ressaltar que o arco foi posicionado exatamente no local onde eram realizados os desfiles triunfais na Roma antiga, que terminavam com uma comemoração na colina Palatino.

O arco possui três fórnices, ou seja, três arcos menores em forma de porta. Ele possui 21 metros de altura, 25,70m de largura e 7,40m de profundidade.

A majestosa construção é um pouco eclética porque reúne peças de outros monumentos romanos antigos, fazendo alusão a outros grandes vencedores: Trajano, Marco Aurélio e Adriano.

Ao pio, feliz e augusto imperador César Flávio Constantino, o Grande, dedicou o Senado e o Povo de Roma este arco em sinal do seu triunfo, porque sob inspiração da Divindade e pela grandeza do seu espírito, vingou de um só golpe, com o seu exército e com armas justas, o Estado, tanto sobre o usurpador, como sobre toda a sua facção.

Na fórnice esquerda vemos os relevos superiores da época de Marco Aurélio (que imperou de 161 a 180 d.C.), e os relevos redondos são da época de Adriano (imperou de 117 a 138 d.C.).

Fonte: selectitaly /romapravoce.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *